segunda-feira, 24 de outubro de 2011


Salem, a capital mundial das Bruxas

Bruxa em Salem
No último dia de nossa visita à Boston, decidimos dar uma escapada até Salem em Massachusetts. Localizada à cerca de 30 km de Boston esta pequena cidade com pouco mais de 40.000 habitantes, foi palco de um dos mais trágicos casos de intolerância religiosa e injustiça ocorridos no século XVII. Desde então as histórias envolvendo océlebre julgamento das “Bruxas de Salem” influenciaram o mundo de diferentes formas, sendo amplamente retratatas na literatura em obras de ficção e ficção histórica e no cinema.
Salem, Capital Mundial das Bruxas
Para chegarmos até lá, optamos em pegar o trem na North Station sentido Outbound em direção à Rockport. Em cerca de 20-25 minutos estávamos chegando à estação da “cidade das bruxas”. Não foi nem preciso sair da estação de trem para notar isso.
Bruxas estão à solta pela cidade
Saindo da estação com o mapa na mão, seguimos a trilha marcada no chão aos moldes da Freedom Trail de Bostonque conduz o visitante às atrações turísticas da cidade até encontramos o calçadão / rua principal da cidade.
Bruxa – Espantalho
Neste trajeto vimos alguns dos vários estabelecimentos “mágicos” da cidade. Devido aos eventos ocorridos na cidade há mais de 300 anos, a cidade tem hoje diversos museus e boa parte do seu comércio é voltado às bruxas ou fazem alusão à elas.
Loja para Wizards
A começar pela sorveteiria da cidade “Dairy Witch”, passando pelas dezenas de lojinhas vendendo desde ingredientes para “poções mágicas”, incensos, passando por cartas de tarô e todo tipo de suprimento que uma bruxa moderna pode precisar.  
Lojas de Artigos para bruxas
Salem, Bruxas que outroras foram perseguidas agora são amadas
Enquanto explorávamos um pouco desta simpática cidade, surge de repente uma horda de turistas acompanhando uma encenação do julgamento das Bruxas de Salem. Ficamos observando parte do “teatro” por alguns minutos até todos “desaparecerem”, digo entrarem no Witch History Museum.
Recontando a história das Bruxas de Salem
Personagem vestidos de Puritanos recriando 1692
Bruxa  sendo levada ao tribunal  
história do julgamento das Bruxas de Salem, que me faz lembrar a Inquisição durante a idade média, ocorreu entre 1692 e 1693, onde mais de 200 pessoas foram acusadas de praticar bruxaria, magia-negra ou atos que invocassem o diabo. O resultado desta paranóia coletiva foram 19 execuções por enforcamento, e outras 5 por tortura ou resultado dela.
Memorial contruido no tricentenário do julgamento das bruxas
Em 1992, ano do tricentenário do Julgamento das Bruxas de Salem, a cidade ganhou o Witch Trials Memorial, um memorial composto por 20 bancadas de granito cercadas por um baixo muro de pedra em torno do Old Burying Point, área onde os condenados foram enterrados. Estas bancadas de granito tem o nome de cada um dos acusados , os meios utilizados e a data de execução.
The Burying Point em Salem
As execuções aconteceram em 10 de junho, 19 de julho, 19 de agosto, 19 de setembro e 22 de setembro, 1692 e os documentos originais destes julgamentos podem ser vistos no Peabody Essex Museum.
Salem Massachusetts
 Eventualmente, a colônia de Massachusetts admitiu que o julgamento destas pessoas fora um erro e acabou “compensando” as famílias dos condenados. Desde então, a história do julgamento das bruxas de Salem tornou-se sinônimo de paranóia e injustiça, e continua a seduzir a imaginação popular, atraindo turistas, bruxos e bruxas à cidade mais de 300 anos depois.
Museu das Bruxas de Salem
Nossa próxima parada foi no centro de visitantes do Salem Maritime National Historic Site, administrado pelo National Park Service. No final do século XVIII e início do século XIX, Salem se transformou num dos mais importantes portos dos EUA, com uma frota de navios que traziam e levavam produtos para Europa, Ásia, África e América Latina.
Salem Maritime National Historic Site
Lá descobrimos que poderíamos voltar à Boston de Barco. Apesar de termos comprado o ticket de trem de ida e volta, acabamos optando por esta opção, e desta forma aproveitar um pouco da beleza da Massachusetts Coast em especial a Boston Harbour.
Parque Marítimo de Salem
Como era feriado a peridiocidade dos barcos era menor e como leva mais tempo do que de trem (ca. 50 min) seguimos então em direção Waterfront de Salem, onde compramos nossos ingressos para o retorno de barco à Boston.
Igreja perto da estação de trem de Salem
Pelo caminho tivemos a oportunidade de passar pela Derby Street, que corre paralela à Salem Harbor, a qual possui uma forte ligação com a história marítima da cidade durante o meio século em que Salem serviu como um dos principais portos de entrada nos os EUA.
Casas na Baia de Salem
 Muitos dos edifícios existentes ali, sejam eles residenciais ou comerciais, estão diretamente associados com indivíduos, famílias, comércios e serviços que floresceram como resultado do intenso comércio exterior realizadas ali no período 1760-1820.
Antigo Edifício da Alfândega de Salem
Entre eles a Seven Gables House Complex, entre as quais destaca-se a famosa Turner House (1668), local de nascimento de Nathaniel Hawthorne, autor de A Letra Escarlate, considerado o primeiro grande escritor dos EUA. A qual não chegamos a visitar além do seu maravilhoso jardim de frente à Salem Harbour, pois nosso ferry sairia em 25 min.
House of the Seven Gables
Jardim 7 Gables House
Achei a visita à Salem bem interessante, mas um pouco corrida visto que nosso vôo de volta para casa sairia no final da tarde. Pessoalmente, achei que poderia haver uma exploração um pouco mais institucionalizada da cidade como “cidade das bruxas”. Mas certamente isso deve acontecer de uma forma mais ostensiva em Outubro, às vésperas do Halloween.
Witch City Post

Informações Úteis:

 
Trolley que leva turistas pelas atrações da Cidade
Trem metropolitano Linha Newburyport/Rockport Line (OutBound) (5.25USD cada trecho)
Saindo da North Station
 
Salem Ferry, opção interessante para voltar à Boston
The Salem Ferry (9.50 USD cada trecho)

O que visitar em Salem:


197-201 Essex Street
Salem 01970
 
19½ Washington Square North
Salem 01970
(978) 744-1692
 
161 Essex Street
Salem 01970
(866) 745-1876

160 Derby Street
Salem 01970
(978) 740-1660
 
115 Derby Street
Salem 01970
(978) 744-0991
 
 

Algumas outras fotos da cidade das bruxas

Old Burying Point Cemitery – Mais antigo cemitério da cidade
Local onde vários  personagens do julgamento das bruxas estão sepultados 
Casa Abandonada em Salem – Ou seria a casa de uma Bruxa?
Placa em Frente ao Memorial em homenagem ao julgamento das bruxas de Salem
Salem Witch Village
Salem Witch Village
Museu das bruxas de Salem
Entrada do museu das Bruxas em Salem
Fonte:Mauoscar

Nenhum comentário:

Postar um comentário