domingo, 16 de outubro de 2011


Halloween, Dia de Todos os SantosImprimirE-mail

Escrito por Pr. Alexandre   
o que eles têm em comum? 

É incrível pensar que todas essas datas têm algo em comum. O objetivo é através da celebração, relembrar os mortos.

O Dia de Todos os Santos, 1º de Novembro, é a festa celebrada em honra de todos os santos e mártires, conhecidos ou não, constavam inicialmente das datas de aniversário da morte dos cristãos martirizados como testemunho pela sua fé. O primeiro registro (Século IV) de um dia comum para a celebração de todos eles aconteceu em Antioquia, no domingo seguinte ao de    Pentecostes, tradição que se mantém nas igrejas orientais.

O dia finados, dia dos mortos é celebrado pela Igreja Católica. Desde o     século I, os cristãos rezavam pelos falecidos. No século XIII esse dia anual passa a ser comemorado em 2 de novembro, porque 1º de novembro é a Festa de Todos os Santos.

A origem do halloween remonta às tradições dos povos que habitaram a Gália e as ilhas da Grã-Bretanha entre os anos 600 a.C. e 800 d.C..Originalmente, o halloween não tinha relação com bruxas. Era um festival do calendário celta da Irlanda, o festival de Samhain, celebrado entre 30 de outubro e 2 de novembro e marcava o fim do verão (samhain significa literalmente "fim do verão" na língua celta). O Samhain era comemorado por volta do dia 1 de novembro, com alegria e homenagens aos que já partiram e aos deuses. Para os celtas, os deuses também eram seus ancestrais. A   origem da palavra Halloween: Uma vez que entre o pôr-do-sol do dia 31 de outubro e 1 de novembro, ocorria a noite sagrada (hallow evening, em inglês) acredita-se que assim se deu origem ao nome atual da festa: Hallow Evening -> Hallowe'en -> Halloween. Rapidamente se conclui que o termo "Dia das Bruxas" não é utilizado pelos povos de língua inglesa, sendo esta uma designação apenas dos povos de língua oficial portuguesa. A relação da   comemoração desta data com as bruxas propriamente ditas, terá começado na Idade Média no seguimento das perseguições incitadas por líderes políticos e religiosos. Essa designação se perpetuou e a comemoração do halloween, levada até aos Estados Unidos pelos emigrantes irlandeses (povo de etnia e cultura celta) no Século XIX, ficou assim conhecida como "dia das Bruxas”.

Como vemos todas essa datas tem um objetivo e uma origem comum. O objetivo é através da celebração relembrar os mortos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário