Jack-o'-lanterna
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre
Para outros usos, ver Jack-o'-lanterna (desambiguação) .
A jack-o'-lantern é tipicamente um esculpida abóbora . Ela está associada principalmente com o feriado de Halloween e foi nomeado após o fenômeno da cintilação estranha luz sobre turfeiras, chamado ignis fatuus ou jack-o'-lanterna. Em um jack-o'-lanterna, geralmente o topo é cortado, e, em seguida, a carne dentro escavou para fora, uma imagem, geralmente um monstruoso rosto , está esculpido na superfície exterior, ea tampa substituído. À noite, uma luz é colocada no interior para iluminar o efeito.
Conteúdo[hide] |
[ editar ]Pumpkin artesanato
Seções da abóbora são cortadas para fazer buracos, muitas vezes retratando um rosto, geralmente com uma expressão ameaçadora como a de um demônio ou o diabo. Uma variedade de ferramentas podem ser utilizadas para esculpir e esvaziar a cuia, variando de facas e colheres de simples instrumentos especializados, normalmente vendidos em seções férias de supermercados norte-americanos. Stencils impresso pode ser usado como um guia para projetos cada vez mais complexas. Depois de escultura, uma fonte de luz (tradicionalmente uma vela) é colocado dentro da abóbora e do topo é colocada de volta no lugar. A luz é normalmente inserido para iluminar o design do interior e adicionar uma medida extra de spookiness. Às vezes, uma chaminé é esculpida, também. É possível criar surpreendentemente artística projetos, sejam eles simples ou complexa na natureza.
No final do século 20, os artistas começaram a expressar todo o tipo de idéia que poderia imaginar sobre abóboras. Hoje, é comum ver retratos de candidatos políticos, celebridades e personagens de desenhos animados neles retratada. Pintura de abóbora também é comum, especialmente para as crianças cujos pais não querem que eles manuseio dos instrumentos afiados envolvidos na escultura[ carece de fontes? ].
A tradição de esculpir uma lanterna começou na Irlanda. No entanto, foi tradicionalmente cortada para fora de um sueco ou um nabo. [1]Eles foram criados no All Hallows 'Eve e deixou no degrau da porta para afastar maus espíritos. [2] que oferece um ou, como nós o conhecemos agora, a "tratar", também seria comumente deixados para aplacar sprites de roaming e espíritos malignos - caso contrário eles podem "mexer" com a propriedade ou pecuária (desempenhar um "truque") [ carece de fontes? ]. Uma vez que a tradição se mudou para os EUA, ele foi adaptado para a escultura de uma abóbora como estes vegetais são mais facilmente disponíveis, maior e mais fácil de esculpir. [1]
[ editar ]Tradição
Em toda a Irlanda ea Grã-Bretanha, há uma longa tradição de esculpir lanternas de vegetais, especialmente o nabo , mangelwurzel , ou sueco . [3] O nabo foi tradicionalmente usado na Irlanda e na Escócia no Halloween, [1] , mas os imigrantes à América do Norte usados maior nativa de abóbora , que são prontamente disponíveis e muito maior -. torná-los mais fáceis de esculpir que nabos [1] Apesar de nabos sempre foram usados na Irlanda, na Escócia lanternas foram originalmente feitos de tronco grosso de uma planta de repolho e foram chamados de "kail runt-tochas". [4] Não foi até 1837 que jack-o'-lanterna apareceu como um termo para uma lanterna esculpida vegetais, [5] ea associação lanterna esculpida abóbora com Halloween é gravado em 1866. [6]
Nos Estados Unidos, a abóbora esculpida foi associada com a época de colheita, em geral, muito antes de ele se tornou um emblema de Halloween. [7] Em 1900, um artigo em Ação de Graças divertido recomendou um iluminado jack-o'-lanterna, como parte de as festividades. [7]O poeta John Greenleaf Whittier , que nasceu em 1807, escreveu "The Pumpkin" (1850): [8]
" | Oh! Fruta-amado da infância!-Recordando os velhos tempos, Quando a madeira-uvas foram púrpura e nozes marrom estavam caindo! Quando selvagem, caras feias que esculpida em sua pele, Gritante para fora através do escuro com uma vela dentro! | " |
[ editar ]Folclore
Um conto folclórico antigo irlandês conta a história de Jack Miserável , um fazendeiro preguiçoso ainda astuto que usa uma cruz para prender o Diabo . Uma história diz que Jack enganou o diabo em escalar uma árvore de maçã, e uma vez ele foi lá em cima Jack rapidamente colocadas cruzes ao redor do tronco ou esculpida uma cruz na casca, de modo que o diabo não pudesse descer. Outro mito diz que Jack colocou uma chave no bolso do Diabo, enquanto ele estava suspenso de cabeça para baixo.
Outra versão do mito diz que Jack estava sendo perseguido por alguns moradores de quem ele havia roubado, quando se encontrou com o Diabo, que alegou que era hora de ele morrer.No entanto, o ladrão parou sua morte por Diabo tentador com uma chance a atormentar os moradores que vão a igreja a persegui-lo. Jack disse ao diabo para se transformar em uma moeda com a qual ele pagaria pelos bens roubados (o diabo poderia assumir qualquer forma que ele queria), mais tarde, quando a moeda / Diabo desapareceu, os moradores cristãos lutaria sobre quem tinha roubado. O Diabo concordou com este plano. Ele se transformou em uma moeda de prata e saltou para a carteira de Jack, só para encontrar-se ao lado de uma cruz Jack tinha também pegou na aldeia. Jack tinha fechado a carteira apertada, ea cruz despojado o diabo de seus poderes, e assim ele foi preso.
Em ambos os mitos, Jack só permite que o Diabo ir quando ele concorda nunca mais tomar sua alma. Depois de um tempo o ladrão morreu, como todos os seres vivos fazem. É claro, sua vida tinha sido demasiado pecaminoso para Jack ir para o céu, no entanto, o Diabo tinha prometido não tomar a sua alma, e assim ele foi impedido de o inferno também. Jack agora tinha para onde ir. Ele perguntou como ele iria ver para onde ir, como ele não tinha luz, eo Diabo mockingly jogou-lhe uma brasa que nunca iria queimar das chamas do inferno. Jack esculpido um de seus nabos (que era sua comida favorita), colocou a brasa dentro dela, e começou a vagar eternamente a Terra para um lugar de descanso. Ele ficou conhecido como "Jack da Lanterna", ou Jack-o'-Lantern.
Existem variações sobre a lenda:
- Algumas versões incluem um "homem sábio e bom", ou até mesmo a ajuda de Deus Jack prevalecer sobre o Diabo.
- Existem diferentes versões de barganha de Jack com o diabo. Algumas variações dizem que o acordo era apenas temporária, mas o Diabo, envergonhado e vingativo, Jack se recusa a entrada para o inferno depois que Jack morre.
- Jack é considerado um homem ganancioso e não é permitido para o céu ou o inferno, sem qualquer menção do Diabo.
- Em algumas variações, Deus dá a Jack o nabo
- Truques Jack the-Reaper Grim em dar-lhe vida eterna, e em troca, o ceifeiro leva a cabeça para o inferno com ele. Jack então vagueia a terra usando uma abóbora esculpida para uma cabeça.
- Um Africano-Americano variante afirma que Jack, aqui chamado de Big Sixteen, realmente matou o Diabo e mais tarde foi recusada a entrada para o inferno pela viúva do Diabo. [9]
O Jack da lanterna também foi pensado para ser os fantasmas dos homens unrightous que levou mis-viajantes em pântanos e charnecas. [10]
Apesar das lendas coloridas, o termo jack-o'-lanterna originalmente significava um vigia noturno, ou um homem com uma lanterna, com o uso mais antigo conhecido na década de 1660 em East Anglia , e mais tarde, o que significa um fatuus ignis ou vai-o'- the-wisp . [11]Em Terra Nova e Labrador , ambos os nomes "Jacky Lantern" e "Jack Lanterna dos" referem-se à vontade-o'-the-wisp conceito do que o aspecto de abóbora escultura.
Em um episódio de Rankin-Bass ' Festival de Clássicos Família , Jack O'Lantern é retratado como um leprechaun que vive em uma abóbora.
Nenhum comentário:
Postar um comentário